O curso aborda a história da Libras e a importância de sua oficialização no Brasil em 2002 quando recebeu o nome de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Abranger todos os benefícios e conquistas em relação à Libras até os dias atuais e abordar os conhecimentos básicos acerca de suas regras e gramática próprias incluindo sinais para se referir a frutas, animais, objetos do cotidiano, ações. Abranger um conjunto comum de sinais para todo o país mas abordar também as diferenças regionais.
O aprofundamento de estudos acerca da Libras se dá pelo número significativo de pessoas não ouvintes e , sobretudo, pelo fato de a comunidade ouvinte ter a oportunidade de se comunicar com os não ouvintes e vice versa , em sua língua própria, o que garante respeito e dignidade nas relações interpessoais, acadêmicas e de trabalho.
Objetivo Geral
Compreender a importância da Libras como uma língua e também como ferramenta para a democratização e dignidade nas relações entre ouvintes e não ouvintes.
Objetivos Específicos
a) Perceber a importância da inserção da Libras como sendo uma segunda língua e, portanto, uma importante ferramenta para a comunicação.
b) Compreender a relevância da inserção da Libras para garantir aos não ouvintes e ouvintes a capacidade de se relacionarem socialmente, no mundo acadêmico, no mundo do trabalho garantindo equidade, dignidade e cidadania.
Público-alvo
Graduados em curso superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.