Pós-Graduação Enfermagem em Dermatologia 360 horas, Abordar no curso o estudo do sistema tegumentar que recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de micro-organismos e a radiação ultravioleta. Converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um papel na percepção do tato, na termorregulação, na excreção de substâncias e na secreção de lipídios protetores e de leite.
O aprofundamento de estudos acerca do sistema tegumentar se justifica no sentido da compreensão de que a mesma é constituída pela pele (tegumento ou cútis) e os seus anexos: pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias. A pele é composta pela epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e pela derme, de tecido conjuntivo. Subjacente, sustentando a pele e unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou tela subcutânea) de tecido adiposo. A pele apresenta diferenças segundo a sua localização no corpo.
Objetivo Geral
Compreender que a constituição de todo o tecido tegumentar, bem como as funções do mesmo no corpo humano, os principais cuidados de acordo com cada etapa da vida, principais patologias que podem acometer e também os procedimentos e tratamentos adequados.
Objetivos Específicos
a) Perceber a importância de um aprofundamento acerca dos conhecimentos relativos ao tecido tegumentar por parte da enfermagem dermatológica;
b) Compreender a importância da enfermagem dermatológica para o controle e prevenção de doenças da pele dentro dos hospitais e demais instituições de saúde.
Público-alvo
Graduados em Enfermagem.