O Curso visa oferecer subsídios técnicos e pedagógicos para atuação do pedagogo no contexto da educação inclusiva. Oportunizar conhecimentos na área de educação especial/inclusiva com ênfase na atuação do pedagogo.
A Educação Especial e Inclusiva é uma área que demanda cada vez mais atenção e cuidado. E dentro desse contexto, é fundamental compreender o papel crucial do pedagogo na avaliação diagnóstica.
Essa etapa é essencial para identificar as necessidades e potencialidades dos alunos, proporcionando um ambiente educacional inclusivo e adequado para cada um. O pedagogo, com sua expertise, desempenha um papel fundamental nesse processo, aplicando técnicas e instrumentos de avaliação que vão além do tradicional.
Ao se concentrar na avaliação diagnóstica, o pedagogo busca entender não apenas as dificuldades, mas também as habilidades únicas de cada aluno. Através dessa abordagem, é possível traçar estratégias de ensino personalizadas, visando o desenvolvimento integral de cada estudante.
Além disso, o pedagogo também contribui para a construção de um ambiente inclusivo, promovendo a participação ativa dos alunos e a valorização de suas diferenças. Com sua atuação, é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde todos se sintam respeitados e apoiados.
Portanto, é imprescindível reconhecer a importância do pedagogo na avaliação diagnóstica em Educação Especial e Inclusiva. Sua atuação é fundamental para garantir uma educação de qualidade, respeitando as necessidades de cada aluno e promovendo a inclusão de todos.
Público Alvo
Graduados Pedagogia e áreas afins.