Para facilitar o trabalho com alunos com deficiência física, faz-se necessário que os profissionais que atuam em seu processo pedagógico conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física. Esse conhecimento é necessário ao docente para ajudá-lo a elaborar estratégias de ensino de forma a desenvolver programas pedagógicos que focalizem o potencial dos alunos e não suas limitações.
Pós-Graduação Atendimento Educacional Especializado - AEE, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto do atendimento educacional especializado visando a melhoria nos processos de diagnóstico e no seu atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
Objetivos Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
QUEM SÃO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA?
Os alunos são aqueles que apresentam alterações musculares, ortopédicas, articulares ou neurológicas que podem comprometer seu desenvolvimento educacional. Quando essas alterações acarretarem dificuldades no processo de aprendizagem, o aluno deve receber atendimento psicopedagógico, recursos didáticos adaptados e equipamentos especiais que facilitem seu processo de construção de conhecimento.
A deficiência física pode ser:
- Temporária: quando tratada, permite que o indivíduo volte às suas condições anteriores.
- Recuperável: quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas.
- Definitiva: quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de cura, substituição ou suplência.
- Compensável: é a que permite melhora por substituição de órgãos, por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.
A deficiência física pode ter causa:
- Hereditária: quando resulta de doenças transmitidas por genes, podendo manifestar-se desde o nascimento ou aparecer posteriormente.
- Congênita: quando existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intra-uterina.
- Adquirida: quando ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações.
Matricule-se no curso de Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.