Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, abordar criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.
Classificação dos Métodos de Alfabetização
A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem.
Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências:
• aquela que explica a aprendizagem através do ensaio e erro e
• aquela que explica a aprendizagem como Enviar Avisoomo resultante de uma compreensão súbita, denominada por filósofos como intuição e por psicólogos de gestalt ou insight.
O primeiro grupo de métodos tem como base o processo mental de síntese, em que o aluno combina elementos menores da língua (letras, sons e sílabas) em unidades maiores (palavras, frases e textos). Portanto os métodos em que o processo de leitura se faz da parte para o todo são denominados sintéticos.
O segundo grupo de métodos tem como base o processo mental de análise, em que o aluno parte da leitura das unidades maiores da língua (palavras, frases e textos), chegando ao reconhecimento de seus elementos (sílabas e letras). Assim, os métodos em que o processo de leitura se faz do todo para as partes são chamados analíticos.
Matricule-se no curso de Pós Graduação Alfabetização e Letramento e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.