A capacidade de leitura e interpretação das abas e ícones das plataformas EAD, precisa ser uma meta e traduzir-se em um investimento pessoal para aqueles que pretendem fazer um curso à distância.
Fazer um exercício de leitura cuidadosa das informações, entender os comandos, acessar e interpretar corretamente o que está sendo falado e pedido, é de extrema relevância para o sucesso do aluno em relação ao seu AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem.
É muito comum e até mesmo cultural, que se tenha certa “preguiça” em navegar pelo AVA e autonomamente procurar compreendê-lo. Por vezes percebe-se um desestimulo e até mesmo certa irritação quando ao navegar não se consegue de imediato entender e encontrar o que deseja. È preciso abandonar essa ideia de dificuldade e buscar a leitura e interpretação cuidadosa de cada informação lida.
O fato de o aluno compreender que quanto mais autonomia em seus estudos e na navegação pelo AVA ele tiver, mais sucesso e segurança terá em seus estudos e realização das tarefas, é sinal de inteligência e perspicácia.
O Brasil tem se destacado como pioneiro em pesquisas e descobertas importantes sobre o tratamento e cura de determinados tipos de câncer, dentre eles o de próstata, segunda causa de morte entre os homens. Esse sucesso nas pesquisas se dá pelo fato de as instituições de ensino terem percebido e investido no letramento digital e em uma formação cada vez mais autônoma e voltada para a construção de um perfil de aluno pesquisador.
É fato que somente através da leitura, da pesquisa, da investigação é que teremos reais avanços científicos em nosso país. Autonomia é sinal de segurança, maturidade, crescimento, qualidade no processo de aprendizagem.
Quanto mais autônomo e consciente de que a leitura e a pesquisa é que irão fazer de fato a diferença na formação, mais chances de novas descobertas e de sucesso nas pesquisas realizadas. Portanto, boas leituras e interpretações. SEJA VOCÊ O PROTAGONISTA DOS SEUS ESTUDOS E DA SUA APRENDIZAGEM.