Homens: Não deixem seu novembro passar em branco

A FaSouza abraça essa causa e destaca a importância dos seres masculinos se tornarem conscientes acerca da gravidade em relação ao diagnóstico do câncer de próstata e as suas implicações, em contrapartida, se faz necessário criar hábitos a favor da manutenção da saúde.

Homens: Não deixem seu novembro passar em branco

O movimento Novembro Azul originou-se na Austrália, em 2003, com intuito de alertar, aos homens, acerca da necessidade de fazer a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que os acometem e, para além, devem entender que, também, precisam se cuidar. A abordagem da conscientização está focada em divulgar ações importantes, que irão exibir a causa, sintomas, tratamento e prevenção do câncer de próstata e, está voltada em prol da saúde e vida masculina.

Como dito, anteriormente, a pessoa do sexo masculino deve cuidar da saúde, para tanto, deve exercitar fisicamente e mentalmente, ter alimentação equilibrada, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar sexo seguro e fazer exames de próstata regulamente. Contudo, em função do preconceito acerca da prática do exame de próstata, muitos homens possuem aversão e, negam realizá-lo, favorecendo um futuro diagnóstico positivo e avançado da doença, consequentemente, passíveis de óbitos

O hábito de realizar o check-up regularmente, ainda é considerado a melhor forma de se prevenir da doença, favorecendo a possibilidade de ser tratada em estágios iniciais. Para tanto, há a necessidade de consultar, periodicamente, com um urologista. O médico irá prescrever exames de sangue denominado antígeno prostático especifico (PSA), toque retal e, quando necessário, será realizada a biopsia, com intuito de comprovar o diagnóstico da doença. 

Dentre os sinais e sintomas apresentados, em caso de câncer de próstata avançado, o paciente poderá ter micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar, frequentemente, à noite, sangue na urina ou sêmen, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, disfunção erétil e, dores no quadril, costas, coxas, ombro, quando há a dispersão da doença. 

Sendo específica, o dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata. E, o auge dessa conscientização, acerca da doença, vai ao encontro com a preocupação com o alto índice de incidência do câncer de próstata, o qual ocupa o segundo lugar no ranking de causa de óbitos da população masculina, perdendo para o câncer de pele, do tipo não melanoma

No Brasil, o movimento Novembro Azul chegou em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Seu início foi vislumbrado para derrubar o preconceito, quebrar tabus, incentivar homens a consultar e realizar os exames necessários para a detecção da doença, de forma precoce.  

A FaSouza abraça essa causa e destaca a importância dos seres masculinos se tornarem conscientes acerca da gravidade em relação ao diagnóstico do câncer de próstata e as suas implicações, em contrapartida, se faz necessário criar hábitos a favor da manutenção da saúde. 

Portanto, HOMENS se cuidem e, deixem seu NOVEMBRO AZUL.  

Boa leitura!!

04/11/2021 - 17:19:10
Lida 1509 vez(es).

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

TELEFONE
(31) 3616-7227
WHATSAPP
(31) 98908-9153

Endereço Fasouza

Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332. Sede Própia

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento
WhatsApp FaSouza