Boas práticas devem ser compartilhadas e reproduzidas. Em acordo com essa ideia, a Faculdade FaSouza adotou em sua unidade o projeto de utilização de canecas permanentes em substituição aos copos descartáveis. A iniciativa, além de demostrar a preocupação da instituição diante as questões ambientais, contribuiu para alertar sobre a necessidade de uma consciência voltada para a preservação de recursos.
Todos os colaboradores da FaSouza receberam uma caneca personalizada para ser utilizada no ambiente de trabalho. Além do seu efetivo uso cotidiano e a consequente redução da produção de lixo, a utilização diária das canecas lembra do dever de incorporar a ideia de redução de consumo e desperdício e economia.
A ação faz parte de um conjunto de estratégias elaboradas pela faculdade, todas com foco no desenvolvimento da consciência ambiental. Nessa perspectiva, a FaSouza também orienta aos colaboradores sobre a urgência de economizar água e energia por meio de encontros em que são abordados os assuntos e lembretes afixados nas portas e murais.
A redução do uso do papel também faz parte das estratégias. A instituição mantém investimentos em um sistema de gestão automatizado, que permite a digitalização de diversos documentos escolares e estimula o uso racional do papel e a realizar o reaproveitamento de materiais impressos. Para o próximo ano, a Faculdade FaSouza planeja ampliar as estratégias com foco na educação ambiental e desenvolver atividades com envolvimento dos seus diversos públicos.
Você sabia?
O copo descartável compõe o time de vilões do meio ambiente e leva em média 200 a 400 anos para se decompor. O plástico, utilizado na fabricação dos copos, não é biodegradável, ou seja, não pode ser destruído por um agente biológico. Além disso, são inúmeras as substâncias cancerígenas do copo descartável, quando em contato com substâncias quentes, como líquidos. O simples cafezinho diário pode se tornar extremamente prejudicial à saúde.
Suelen Gomes
Secretária Acadêmica