O primeiro passo é sempre o início de uma longa caminhada. E é, por esse motivo, que a Faculdade FaSouza comemora a cada nova conquista e avanço no meio acadêmico. Iniciamos o ano de 2023 em festa com a novidade, a Revista SOUZAEAD é Qualis. A certificação avalia a qualidade da produção científica do periódico e auxilia aos docentes e discentes no processo de submissão de artigos e, consequentemente, de reconhecimento profissional.
A revista digital foi idealizada por um grupo de professores determinados a promover a disseminação de conhecimento e abertura de espaços democráticos onde toda a comunidade acadêmica pudesse participar por meio da divulgação de artigos científicos. Ao longo dos seus quase cinco anos de existência, foram publicadas mais de 600 produções científicas, chegando a 57 edições que inspiram pesquisa e conhecimento.
Para o conselho editorial do veículo de comunicação, a certificação representa uma nova etapa na construção de parâmetros atuais rumo ao avanço na classificação ou pontuação. O acesso a Revista SOUZAEAD é aberto e gratuito. O espaço é dedicado a publicação de artigos e produções científicas, de áreas multidisciplinares, de docentes e discentes de qualquer instituição de ensino superior. As pesquisas são selecionadas com base na originalidade e aceitas nos idiomas Português e Inglês. Interessados em conhecer mais sobre a revista ou na publicação de artigos podem realizar contato por meio do (31) 9 8908-9153 ou pelo formulário de contato da revista.
O que é Qualis?
O Qualis é um sistema, utilizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros. Ele confere os atributos dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação.
As comissões científicas da CAPES são divididas por áreas e classificaram em A e B, as revistas de abrangência internacional, os periódicos com alcance nacional e os títulos com foco no público local, respectivamente. Os critérios usados para avaliar um periódico são: qualidade dos artigos, originalidade e periodicidade. A classificação funciona da seguinte forma: A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4 e B5: considera os periódicos de média relevância.
O Qualis CAPES adota indicadores bibliométricos, ferramentas que avaliam o desempenho da produção científica, empregados internacionalmente, o que também admite estabelecer comparações de revistas nacionais com os periódicos estrangeiros. Atualmente, o sistema faz parte da Plataforma Sucupira — que engloba vários outros sistemas e funcionalidades oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Daniela Monteiro Fassheber
Coordenadora da Pós-Graduação