EDIÇÃO 65/2023 DA SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL

Edição nº 65/2023. A revista SouzaEAD, ISSN 2595-5934, se oferece como um espaço para publicação de artigos e produções científicas de áreas multidisciplinares. Serão aceitas produções originais de Docentes e Discentes do ensino superior pertencentes a instituição ou não, os artigos e produções científicas serão aceitos nos idiomas PORTUGUÊS e INGLÊS.

EDIÇÃO 65/2023 DA SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL

A revista SouzaEAD, ISSN 2595-5934, foi idealizada por um grupo de professores da Faculdade FaSouza que sempre atuam visando à disseminação de conhecimento e abertura de espaços democráticos onde docentes e discentes possam participar com a divulgação de seus artigos científicos.

Artigos publicados na Edição 65/2023 da revista:

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 65 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA UM APRENDIZADO ATIVO E SIGNIFICATIVO

Resumo

A temática da pesquisa surgiu durante reflexões sobre as possíveis contribuições da neurociência o aprendizado. Buscando compreender, mas sobre a neurociência Cognitiva e seus estudos, nos impulsionou a pensar dois importantes problemas: Como a neurociência pode nos ajudar a compreender o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem? Como identificar métodos eficazes de ensino na adequação desses métodos às diferentes condições dos alunos? Na busca de respostas foi realizada uma revisão bibliográfica, utilizando a base de dados Scielo e o propulsor de buscas Google acadêmico, utilizando os descritores Neurociência, aprendizagem, processos neurais, diagnóstico, filtrando os resultados por títulos e resumos, foram selecionados cinco artigos. As reflexões trazidas pelas leituras nos conduziram a caminhar para a compreensão das vastas pesquisas da neurociência, bem como, suas ricas contribuições com o processor de aprendizagem. A aprendizagem ativa é uma das melhores formas de estimular esse processo, pois proporciona desafios e experiências que exigem muito trabalho e trabalho criativo do cérebro. Ao participar ativamente do processo de aprendizagem, fazendo perguntas, explorando, criando e resolvendo problemas, os alunos envolvem seus cérebros em atividades que estimulam a formação de novas conexões neurais, resultando em um aprendizado mais eficiente e duradouro. Outra descoberta importante da neurociência é que o aprendizado é mais eficaz quando é significativo e relevante para o aluno. Isso significa que o aprendizado ativo é mais eficaz do que os métodos de ensino tradicionais que se concentram na memorização de informações.

DOI - Revista Faculdade FaSouza AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA UM APRENDIZADO ATIVO E SIGNIFICATIVO

Palavras-chave: Neurociência, processos neurais, aprendizagem, educação

 

A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

Resumo

Apesar do conceito familiar de sustentabilidade, a sociedade luta para entender seu significado, principalmente nas práticas organizacionais. Sustentabilidade refere-se às ações tornadas pelo ser humano para atender às necessidades da geração atual sem comprometer as futuras. Esta utilização prudente dos recursos promete prolongar a sua existência e renová-los em tempo útil. Para alcançar o sucesso, as empresas devem unir três pilares; Ambiental, Social e Econômico, cada um com focos distintos, cuja fusão é imperativa. Cabe ao RH introduzir esses conceitos aos colaboradores da organização destacando sua importância. O objetivo deste trabalho é entender como a sustentabilidade empresarial se tornou um modelo de negócio aceito e, amplamente aceito. Para o desenvolvimento deste artigo, o método adotado foi a pesquisa bibliográfica, buscando resguardar a herança das obras citadas e os direitos dos autores, selecionando as informações de fontes inspiradas.

DOI Revista FaSouza A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

Palavras-chave: Sustentabilidade. Empresas. Sociedade

 

AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA EJA, ESPECIFICAMENTE

Resumo

As mudanças promovidas pelo emprego das tecnologias no ensino, principalmente na EJA, fizeram com que os professores se preocuparem em desenvolver estratégias adequadas para suprir as mudanças educacionais com emprego de ferramentas tecnológicas. Desta forma, estudo tem por objetivo analisar o emprego das tecnologias no ensino da EJA para o sucesso ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto, este artigo utilizou-se enfoque descritivo com emprego de uma abordagem qualitativa, com aparato de teóricos renomados e uma pesquisa empírica com o corpo docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ainda analisa como o modelo das TIC e das metodologias ativas no ensino da EJA estabelece reformulações pedagógicas com estratégias didáticas inovadoras. A partir das pesquisas realizadas, busca-se pensar as na urgência de uma formação continuada com alternativas relevantes no emprego das TIC e métodos educacionais que estimem os educandos jovens e adultos, na EJA, bem como, as contribuições e a necessidade de garantir uma demanda em aminizar os desafios enfrentados pelos professores, que contemple as contribuições na mudança da didática com emprego das TIC comprometidas com a EJA e auxílio com políticas educacionais.

DOI Revista FaSouza AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA EJA, ESPECIFICAMENTE

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino. EJA. Formação. Professores

 

CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NO UNIVERSO DA (EJA) COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

Resumo

Com a inclusão das novas Tecnologias (TICs) na EJA é importante oportunizar as práticas sociais na vida social do sujeito de maneira expressiva. Deste modo, este artigo apresentou por objetivo contribuir na formação dos educadores no universo da (EJA) com a prática pedagógica e direcionar meios na aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Solidõnio Leite, na cidade de Serra Talhada, Pernambuco, com professores da Educação de Jovens e Adultos, onde houve a aplicação de uma entrevista com o objetivo em analisar a frequências nos cursos relacionados à tecnologia na educação. Os resultados obtidos apontam que o estudo permite um apoio teórico para o uso de recursos tecnológicos necessários ao docente que ambiciona fortalecer na construção do conhecimento em sua prática educacional em sala de aula. Na EJA os educadores devem analisar o uso da tecnologia em sala de aula, e, só terá sentido se ela for utilizada como mediação pedagógica, integrando esse conhecimento com o seu cotidiano aperfeiçoando o aprendizado dos educandos.

DOI Revista FaSouza CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NO UNIVERSO DA (EJA) COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Aprendizado. TIC. EJA. Metodologia

 

O PERFIL E A ATUAÇÃO DO COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Este artigo aborda a importância desse profissional na promoção da saúde bucal na comunidade atendida pela Estratégia Saúde da Família (ESF). O coordenador de saúde bucal tem papel fundamental na prevenção de doenças bucais, educação em saúde e organização de ações voltadas à saúde bucal. O artigo discute inicialmente o perfil do coordenador de saúde bucal, destacando as competências necessárias para o desempenho eficiente de suas atribuições. Essas competências incluem sólidos conhecimentos técnicos, habilidades de gerenciamento, habilidades de liderança, comunicação eficaz e habilidades interpessoais. Além disso, é fundamental que o coordenador esteja atualizado com as diretrizes e políticas de saúde bucal, a fim de implementar as melhores práticas no contexto da ESF. Sobre a atuação do coordenador de saúde bucal, o artigo explora as diferentes responsabilidades desse profissional. Isso inclui a organização de campanhas de prevenção, o acompanhamento de pacientes em tratamento odontológico, a realização de treinamentos para a equipe de saúde e a articulação com outros setores da saúde, promovendo a interdisciplinaridade.

DOI Revista FaSouza O PERFIL E A ATUAÇÃO DO COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chave: Coordenador. Saúde bucal. Estratégia De Saúde Da Família. Competências. Responsabilidades

 

A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O estudo apresenta abordagens direcionadas ao conhecimento didático no processo de instrução educacional, a partir das exigências direcionadas as melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Busca se identificar a didática como instrumento na formação docente no campo educacional relacionado às na formação docente. A temática surgiu como reflexão direcionada ao instrumento de formação docente. Busca-se pensar no processo de instrução especialmente em relação aos métodos para avaliar e aprimorar o ensino e a aprendizagem. Visa ainda identificar os fatores que contribuem para a carreira docente. Assim sendo, a metodologia utilizada caracterizou-se em uma abordagem qualitativa descritiva. Quanto à pesquisa, utilizamos pesquisa bibliográfica direcionada à didática como instrumento na formação docente, discorre sobre guiar uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Conforme os estudos analisados, concluímos que, as vivências pedagógicas revelam que a profissão docente está direcionada ao conhecimento didático sem estarem capacitados e ainda destaca a precisão de criar categorias para uma circunstância de ação acessível, na qual todos os participantes possam expressar seus pontos de vista em busca do melhor aproveitar instrumentos os metodológicos de ensino e a metodologia com professores formadores.

DOI Revista FaSouza A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Didática. Educacional, Melhorias. Ensino-aprendizagem

 

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Resumo

O fornecimento de energia elétrica é considerado um serviço de natureza essencial, impondo a necessidade de sua prestação ser realizada de maneira ininterrupta, consubstanciando o princípio da continuidade do serviço público. O presente estudo teve como objetivo analisar os contornos deste importante princípio no âmbito do fornecimento de energia elétrica, principalmente no que tange às hipóteses legais de sua interrupção e a existência de requisitos e limitações a estas prerrogativas, a fim de se evitarem abusos e ilegalidades pelas distribuidoras de energia elétrica. Assim, partindo de uma análise qualitativa da atual legislação sobre o tema, publicações e obras doutrinárias, bem como da jurisprudência do STJ, pôde se compreender que o princípio em estudo poderá ser flexibilizado em determinadas circunstâncias para se harmonizar com os demais princípios do regime jurídico do serviço público. Contudo, a legislação e a jurisprudência trazem relevantes balizas a nortear tais hipóteses.

DOI Revista FaSouza O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Palavras-chave: Princípio da Continuidade do Serviço Público. Hipóteses de Interrupção do Serviço. Restrições às Interrupções

 

METODOLOGIA PARA PROCESSAMENTO DE DADOS COLETADOS COM GNSS/GPS EM IMÓVEL RURAL POR POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO - ESTUDO DE CASO

Resumo

O georreferenciamento de imóveis rurais, além de descrever as informações e características da propriedade, tem por finalidade principal a localização do imóvel na superfície terrestre, dentro do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Quando realizada de modo preciso, fornece uma estrutura sólida de dados, possibilitando o auxílio na regularização fundiária do imóvel e proporcionando segurança jurídica à área regularizada. Atualmente, o método mais utilizado para realização dos serviços é o GNSS, com uso de receptores de alta precisão, sendo um método que atende as normas estipuladas pelo Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA). Dentre eles, o posicionamento por ponto preciso (PPP) caracteriza-se com a determinação das coordenadas de forma absoluta, podendo ser feito gratuitamente e on-line no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após décadas de avanços, a gestão fundiária brasileira antes manual, passou a ser digital e automatizada, com a criação do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF). Tomando como área de estudo um imóvel rural no município de Vargem Alta – ES, seguindo todas as normas e padrões estabelecidos pelo INCRA, foi desenvolvida uma metodologia de processamento dos dados levantados em campo com um par de receptores GNSS/GPS (Leica GPS900 de frequência L1 e L2), e os programas Leica Geo Office, Topcon Tools Office e o DataGeosis Office, para fins de certificação, como resultado a elaboração da planilha de dados a ser inseridas no SIGEF. O estudo se mostrou eficaz, gerando a planilha .ods para submissão na plataforma SIGEF, sendo fácil e rápido o processamento PPP-IBGE.

DOI - Revista FaSouza METODOLOGIA PARA PROCESSAMENTO DE DADOS COLETADOS COM GNSS/GPS EM IMÓVEL RURAL POR POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO - ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: PPP. Imóvel Rural. SIGEF

 

CONCEPÇÕES SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE EMERGEM A PARTIR DOS ARTIGOS DA BASE DE DADOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2020 A 2022

Resumo

O presente artigo teve como proposta, identificar como a Teoria Histórico-Cultural (THC) tem servido de aporte para as diversas publicações realizadas no período de 2020 a 2022 nos periódicos nacionais. Teve como objetivo responder o seguinte questionamento: Como a THC permeia as pesquisas no campo educacional? Para o levantamento foi utilizada o portal de periódicos da CAPES , sendo selecionado 19 artigos. As principais concepções da THC são acerca da importância da cultura, a mediação sociocultural, a atividade humana no desenvolvimento, a atividade humana na aprendizagem, e a construção do conhecimento por meio das interações sociais, e por meio da apropriação de ferramentas culturais. Como resultado, encontramos que os principais autores são ligados à área da educação, como formação, e uma minoria da área de psicologia, mas que sempre abordam a teoria na perspectiva educacional.

DOI - Revista FaSouza CONCEPÇÕES SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE EMERGEM A PARTIR DOS ARTIGOS DA BASE DE DADOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2020 A 2022

Palavras-chave: Revisão bibliográfica; Teoria Histórico-Cultural

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO CENÁRIO BRASILEIRO

Resumo

O presente trabalho discute a importância da educação dos surdos, bem como os métodos usados para ensiná-los e o papel da escola, dos professores e intérpretes na formação dos mesmos. A pesquisa teve como objetivo principal examinar na literatura o processo histórico do ensino da Língua Brasileira de Sinais e os limites e possibilidades da relação do aluno surdo com o professor e o intérprete na perspectiva da construção do conhecimento sistematizado. De modo mais específico a pesquisa buscou: a) Explicar como a história educacional do surdo foi construída; b) Compreender a importância do professor e do intérprete na sala de aula junto ao aluno surdo; c) Entender como se dá o processo de aquisição da primeira e segunda língua dos alunos surdos. Para tanto elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Que dificuldades as escolas enfrentam em receber alunos surdos? E os professores, estão preparados para ensinar seus alunos com necessidades educacionais especiais? Na perspectiva de facilitar a solução do problema levantado formulamos a hipótese inicial de trabalho, segundo a qual as escolas e professores enfrentam nos dias atuais desafios constantes pela falta de formação e incentivo dos órgãos responsáveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, delimitamos a investigação do problema para o âmbito da pesquisa bibliográfica, a qual permitiu concluir que a escola que se quer para surdos e ouvintes deve ser uma escola que pense nas particularidades e nas especificidades da forma de ensinar e aprender de seus alunos.

DOI Revista FaSouza LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO CENÁRIO BRASILEIRO

Palavras-chave: Educação inclusiva. Surdez. Professor. Intérprete. Métodos

 

XILITOL ASSOCIADO A PRODUTOS FLUORETADOS NA DESMINERALIZAÇÃO E REMINERALIZAÇÃO DO ESMALTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo

O xilitol pode ser utilizado no controle do biofilme dental por meio de gomas de mascar, pastilhas, enxaguantes bucais e dentifrícios, embora reconhecido pela American Academy of Pediatric Dentistry (AAPD) como uma das estratégias na prevenção de lesões de cárie, seu uso ainda não é recomendado por falta de evidências científicas. Este vem sendo pesquisado em associação a produtos fluoretados com objetivo de potencializar a remineralização ou reduzir a desmineralização dental em situações de alto desafio cariogênico. O objetivo deste artigo é responder a seguinte pergunta: há evidência científica que suporte o uso clínico da associação de produtos fluoretados ao xilitol? Foram selecionados os artigos nas bases de dados PubMed, Lilacs e Cochrane utilizando os seguintes descritores: Fluoride + Xylitol. Os resumos dos estudos foram coletados e analisados por um pesquisador, o qual aceitava ou recusava um artigo com base na leitura dos resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Foram encontrados 110 estudos, após leitura e avaliação dos artigos aceitos, foram selecionados 03 estudos, estes foram avaliados pelos instrumentos de análise Checklist Prisma, lista de informações CONSORT 2010 e a Ferramenta da Colaboração Cochrane para avaliação do risco de viés. Os artigos analisados demonstram que a utilização do xilitol associado a produtos fluoretados não apresentou diferenças significantes quando comparada à utilização isolada do fluoreto na incidência de lesões de cárie e nível de Estreptococos mutans presentes na placa e saliva dos participantes. Recomenda-se que novos estudos como esse sejam reproduzidos englobando mais bases de dados.

DOI Revista FaSouza XILITOL ASSOCIADO A PRODUTOS FLUORETADOS NA DESMINERALIZAÇÃO E REMINERALIZAÇÃO DO ESMALTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Xilitol. Flúor. Cárie Dentária. Revisão Sistemática

31/10/2023 - 12:15:46
Lida 562 vez(es).

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

TELEFONE
(31) 3616-7227
WHATSAPP
(31) 98908-9153

Endereço Fasouza

Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332. Sede Própia

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento
WhatsApp FaSouza