A revista SouzaEAD, ISSN 2595-5934, foi idealizada por um grupo de professores da Faculdade FaSouza que sempre atuam visando à disseminação de conhecimento e abertura de espaços democráticos onde docentes e discentes possam participar com a divulgação de seus artigos científicos.
Artigos publicados na Edição 64/2023 da revista:
Resumo
A morte é um evento inevitável e natural na vida de todos, e como tal, é importante que haja um planejamento adequado para lidar com seus efeitos jurídicos e financeiros. É nesse contexto que o planejamento sucessório antecipado ganha destaque, pois é uma ferramenta importante para garantir a proteção do patrimônio e daqueles que amamos, mesmo após a nossa partida. De fato, como diz o ditado popular, a morte e os impostos são os únicos eventos certos na vida, e conhecer as implicações jurídicas e financeiras da morte é crucial para evitar surpresas desagradáveis para nossos entes queridos. Neste artigo, vamos discutir a importância do planejamento sucessório antecipado e seus benefícios para a sociedade. Este artigo teve como objetivo analisar como o planejamento sucessório antecipado pode impactar positivamente a família e o patrimônio. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com um questionário de 14 questões de múltipla escolha. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes reconhece a importância do planejamento sucessório, mas ainda há um grande desconhecimento sobre o assunto. Além disso, foi constatado que a falta de planejamento pode acarretar problemas na divisão do patrimônio e na preservação dos interesses da família. Diante disso, é fundamental que as pessoas busquem informações e orientações sobre o tema e realizem o planejamento sucessório antecipadamente, a fim de garantir a proteção do patrimônio e dos entes queridos.
Palavras-chave: Planejamento sucessório. Família. Patrimônio
Resumo
A partir da premissa de que as boas práticas em pesquisa científica é uma linha da gestão de qualidade em bibliotecas universitárias, disciplina abordada no curso. E como parte imprescindível às boas práticas, estão os movimentos em prol a ciência aberta, incluindo a gestão dos dados de pesquisa em bibliotecas acadêmicas, este trabalho propõe verificar como as bibliotecas das maiores universidades paulistas vêm apoiando os pesquisadores na gestão dos dados. Mais especificamente busca descobrir quais serviços são oferecidos, entender se estão condizentes com a literatura e perceber o que ainda precisa ser melhorado ou implantado. Visto a amplitude do universo acadêmico, foram selecionadas cinco universidades paulistas, estado onde a FAPESP atende uma maior quantidade de projetos de fomento e já exige em determinadas situações o plano de dados. Foi realizada busca nos sites das bibliotecas selecionadas, a fim de verificar quais serviços elas oferecem ligados à gestão dos dados. Por fim foi analisado e comparado qual o estado atual desses serviços, o que está sendo oferecido em conformidade com o que a literatura recomenda. Levando-se em consideração o ciclo de vida dos dados, notou-se que as cinco bibliotecas já deram alguns primeiros passos, mas ainda estão iniciantes no apoio, nos serviços oferecidos e na divulgação do que tem sido feito. Constatou-se que os serviços estão entrelaçados com a ciência aberta, mas os desafios ainda são muitos, onde se faz necessário a continuidade do processo de melhoria em concordância com as recomendações recuperadas na literatura.
Palavras-chave: Gestão de Dados de Pesquisa. Bibliotecas Universitárias – Gestão de Dados. FAPESP – Dados de Pesquisa.
Resumo
Em pleno século XXI, ainda não há consenso entre os Psicanalistas acerca do ensino da Psicanálise no âmbito acadêmico, havendo muitos os que defendem o ensino desta área do saber exclusivamente pelas Sociedades, Associações e Institutos de Psicanálise, embora a proposta de muitas Universidades contemple unicamente a transmissão teórica. Em contrapartida, há os que defendem o ensino teórico da psicanálise pelas Instituições de Ensino Superior, no qual será objeto de análise e reflexão deste artigo, especificamente, a ênfase se dará sobre a uma nova modalidade de formação teórica, o Bacharelado em Psicanálise, criado no segundo semestre do ano de 2021, por um Centro Universitário muito conhecido no território nacional e referência no Ensino à Distância – EaD.
Palavras-chave: Psicanálise. Universidade. Bacharelado
Resumo
Esse artigo objetiva analisar como estão representadas as avaliações sobre o trabalho docente em um relatório de estágio escrito por um professor iniciante do curso de Letras – Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância. A fundamentação teórica está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo, construto teórico e metodológico que apreende a linguagem como fundamental para compreensão do agir humano, e Ergonomia, ciência que estuda a organização do ambiente de trabalho e sua interação com o homem. O corpus dessa pesquisa é composto por um relatório de estágio produzido para a disciplina de Estágio Supervisionado III, alocada no 8º período do referido curso, ofertada por uma instituição de ensino superior em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no estado da Paraíba. Deste modo, esse estudo caracteriza uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, primeiro foi feito a descrição do contexto de produção do relatório analisado para, então, verificar os elementos que constituem o trabalho docente nesse texto e interpretar o que os mecanismos enunciativos revelam a esse respeito. Os resultados mostraram que os mecanismos enunciativos estão representados como modalizações lógicas, modalizações deônticas, modalizações apreciativas e modalizações pragmáticas. Os elementos que constituem o trabalho docente estão representados como prescrições, ferramentas, regras do ofício e um conjunto de atividades que desvelam características do trabalho de professores.
Palavras-chave: Trabalho docente; Interacionismo sociodiscursivo; Estágio Supervisionado
Resumo
Esse trabalho planeja esboçar, em suma, como a pesquisa bibliográfica elaborada tem o intuído de rever as formas das práticas de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), Otimização para Mecanismos de Busca/Otimização para Motores de Busca que realizam uma participação essencial indexando homepages pelos mecanismos de busca. Aplicar as práticas de SEO desempenhando um papel principal onde se torna importante otimizar, ou seja, facilitar e tornar a busca mais rápida seguida de respostas adequada ao recorrer a motores de busca na Internet, fazendo com que a otimização para mecanismos de busca seja mais eficiente, satisfatória, oportuna e conveniente. Este trabalho pretende também falar sobre O Que é SEO. Quais as vantagens de SEO. Quem é o Profissional de SEO e Quais são as características de SEO. Demonstrar a experiência necessária da mão de obra qualificada de SEO, o efeito do mesmo no Funil de Vendas, a implementação de algumas técnicas de SEO no Marketing Digital. O SEO é uma fonte de informação, um referencial on-line de pesquisa que apoia o empreendedor digital, uma ferramenta importante de suporte técnico na divulgação da informação na internet. Nesse artigo são pontudas as estratégias de SEO, são citadas suas metodologias, as táticas que esse adota para sua aplicação, as ferramentas de monitoramento utilizadas, alguns resultados obtidos até o momento e a longo prazo, as demandas desse artifício, prazo que se esperam desse mecanismo de promoção da imagem destrinchando tecnicamente Webmaster Avançado e Mobile Friendly no uso da técnica de Palavras-chave (Building).
Palavras-chave: Search Engine Optimization (SEO)-Webmaster avançado-Mobile friendly.Indexação-ranqueamento. Funil de vendas. Palavras-chave-Link building e Marketing digital.
Resumo
Este artigo aborda a importância do ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, preenchendo uma lacuna de pesquisa sobre o tema. O objetivo desta pesquisa é evidenciar os benefícios do ensino de Geografia segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando uma abordagem teórica baseada em obras de autores ilustrados. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica, com análise e síntese de diferentes fontes. Os resultados comprovam que a etapa de ensino de geografia contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a formação de cidadãos conscientes, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e a compreensão da relação entre o local e o global. Esses resultados serviram de inspiração para a prática educacional, destacando a importância do ensino de geografia na BNCC para formar alunos críticos e preparados para a sociedade atual. Em conclusão, este estudo enfatiza a harmonia do ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, trazendo benefícios para aprimorar a prática pedagógica e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Palavras-chave: Geografia. Ensino Fundamental. BNCC. Cidadania. Conexão Local-global
Resumo
Este artigo discute quais os fatores que podem contribuir para uma aprendizagem mais eficiente e duradoura, considerando os conhecimentos sobre a neuroplasticidade. Para discutir a temática proposta, foi realizada uma revisão de literatura e síntese das principais informações, incluindo livros, banco de teses e dissertações e artigos científicos, utilizando plataformas digitais, centrando as buscas em palavras-chaves como neuroplasticidade, aprendizagem de longo prazo, neurociência e aprendizagem, neuroeducação, memória e aprendizagem. As conclusões do artigo apontam que o cérebro pode mudar e desenvolver novas conexões neurais, mesmo na fase adulta. A neuroplasticidade, no contexto educacional, pode ser usada para aumentar a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações. Para isso, o bom funcionamento das funções nervosas superiores como a atenção e motivação é fundamental para um processo de aprendizagem bem-sucedido e duradouro.
Palavras-chave: Neuroplasticidade. Aprendizagem de longo prazo. Neurociência e aprendizagem. Neuroeducação. Memória e aprendizagem
Resumo
Este estudo abordou, por meio de uma pesquisa bibliográfica combinada com uma reflexão teórica, a aplicação do Ciclo PDCA no contexto educacional, mais especificamente em uma escola de idiomas. O PDCA foi explorado como ferramenta para a melhoria contínua da educação, destacando a importância de cada uma de suas etapas: planejamento, execução, verificação e ação. O planejamento envolve a definição colaborativa de metas e a delineação de estratégias, com foco na adaptação e flexibilidade com base nas necessidades dos alunos. A execução é caracterizada pela implementação do plano e pela gestão de resultados, através da coleta e análise de dados para informar práticas educacionais. A tomada de decisões assertiva, baseada em evidências e alinhada com os objetivos educacionais, é enfatizada como crucial para a efetiva gestão educacional. A verificação permite avaliar a eficácia das estratégias e práticas adotadas, através de ferramentas como avaliações formativas e pesquisas de satisfação. O estudo conclui que a implementação do Ciclo PDCA pode contribuir significativamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem, recomendando sua adoção por mais escolas.
Palavras-chave: Ciclo PDCA. Gestão Educacional. Processos Educacionais
Resumo
O propósito principal é explorar como a integração dessas duas áreas pode contribuir para uma gestão mais robusta e alcançar os objetivos organizacionais. Além de identificar riscos e propor melhorias nos processos internos, as auditorias auxiliam na avaliação da conformidade e das normas aplicáveis em todas as atividades de uma companhia. Por outro lado, o controle desempenha um papel importante no planejamento, execução e monitoramento das atividades financeiras, além de fornecer informações estratégicas para a administração. A integração eficiente da auditoria e do controle proporciona uma visão abrangente dos processos internos, possibilitando uma identificação mais precisa de falhas e uma execução eficaz de ações corretivas. Essa integração também facilita a troca de informações e conhecimentos entre as áreas, otimizando os recursos disponíveis e evitando duplicações. Este trabalho descreve os principais benefícios da integração entre auditoria e controle, incluindo o fortalecimento do monitoramento interno organizacional e a redução de falhas e fraudes, o incremento da transparência e o aprimoramento da tomada de decisões embasadas.
Palavras-chave: Integração. Gestão sólida. Regulamentos. Auditoria e controle