Com foco na qualidade dos serviços prestados na área da educação, a Faculdade FaSouza desenvolveu um novo modelo de certificado para os cursos de Capacitação Profissional e Atividades Complementares. O documento, além de apresentar um layout mais moderno, clean e elegante, segue um padrão com a cores da faculdade e é impresso em papel opaline branco de gramatura de 180g/m². Visando maior segurança das informações contidas no certificado, a FaSouza utiliza, também, o selo de autenticidade e um código criptografado no verso do documento, que permite a consulta da veracidade e validação dos conteúdos.
O novo modelo de certificado de capacitação será emitido para os alunos que estão finalizando os cursos a partir do dia 07/11/2019, e os que estão matriculados a partir do dia 07/11/2019.
Legislação dos Cursos Livres
Os cursos de capacitação profissional e atividades completares são conhecidos como cursos livres. Ofertados pela FaSouza no formato de educação a distância (EAD), são uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador e interessados conhecimentos que lhe permitam a profissionalização, qualificação e a atualização.
Desse modo, não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, eles não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação e não há exigência de escolaridade anterior para cursá-los. A categoria Curso Livre atende a população com o objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, como exemplo: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc.
O termo “livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior. As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).