ARTIGO CIENTÍFICO: enriquecimento intelectual e profissional

No ambiente acadêmico, há um enorme desafio para as instituições de ensino, o qual é formar alunos, como profissionais e, que dominem as bases técnicas cientificas no campo em que atuam, tornando-os profissionais capazes de decifrar a realidade e construir novas práticas apoiadas na informação.

ARTIGO CIENTÍFICO: enriquecimento intelectual e profissional

Inicialmente, espera-se que o discente ao ingressar na universidade e/ou faculdade, tenha desenvolvido algumas habilidades e, dentre elas, destacam-se saber ler e escrever e, a conquista pela autonomia na busca do conhecimento. Entretanto, estamos num país que tem significativas dificuldades estruturais na educação e, a escrita virou um problema recorrente e tal fato, tornou-se impactante, de forma negativa, para o campo da pesquisa acadêmica, a qual é fundamental na vida acadêmica do estudante, a quem cursa o Ensino Superior no Brasil. 

No ambiente acadêmico, há um enorme desafio para as instituições de ensino, o qual é formar alunos, como profissionais e, que dominem as bases técnicas cientificas no campo em que atuam, tornando-os profissionais capazes de decifrar a realidade e construir novas práticas apoiadas na informação.

Na atualidade, vivemos numa constante busca do saber, em prol da apropriação de novas tecnologias e do desenvolvimento social, isto é, estamos na busca de encontrar novos métodos, facilitadores e aprimoramentos para o desenvolvimento e melhora na qualidade da vida da sociedade. Encontramo-nos num ritmo acelerado para suscitar novos conhecimentos, tecnologias e a socialização das produções, para que possamos, com rapidez, alcançarmos o maior número de pessoas. Para muitos, a construção do artigo científico está atrelada ao desejo de difundir conhecimentos para o mundo, fora do ambiente acadêmico. 

O pesquisador/aluno, ao produzir um artigo científico, estabelece um nível elevado de entendimento sobre o conteúdo estudado, proporcionando um rendimento acadêmico superior aos demais, favorecendo a possibilidade de conquistar a bolsa de estudo e, o artigo publicado, enriquece o currículo profissional na plataforma lattes e no LinkedIn, aumentando a chance de obter melhor colocação no mercado de trabalho.

Entretanto, vale ressaltar que, de acordo com as Normas da ABNT (2011), a construção do artigo científico propicia apresentar, refletir e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nos mais diversos víeis da área do conhecimento e, o compartilhamento das informações deve estar estruturado de forma clara, dinâmica e objetiva.

Ao escreve-lo, a determinação da hipótese e objetivos do assunto abordado, o tipo de pesquisa e procedimento, a estrutura e abordagens utilizadas no artigo, o cumprimento das normas da ABNT, a divulgação de dados comprovados e justificados e, principalmente, a certificação acerca da originalidade do artigo, excluindo a similaridade com outros artigos, são alguns apontamentos que elevam a significância e a credibilidade do artigo científico.

A FASOUZA tem um imenso orgulho de ter, em sua base de arquivos de artigos científicos produzidos pelos seus alunos, os quais tem o compromisso e a responsabilidade de compartilhar seus conhecimentos para além do meio acadêmico, no qual ele está inserido. Assim sendo, a FASOUZA congratula os alunos que se dedicaram e, são corresponsáveis pelo sucesso da nossa revista eletrônica. 

19/08/2021 - 18:09:49
Lida 1988 vez(es).

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

TELEFONE
(31) 3616-7227
WHATSAPP
(31) 98908-9153

Endereço Fasouza

Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332. Sede Própia

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento
WhatsApp FaSouza