É fato que o conhecimento liberta, permite sair da ignorância, além de ser um importante diferencial para o mercado de trabalho, é também uma fonte de realização e prazer pessoal, uma vez que o saber transforma vidas ao abrir um leque de possibilidades antes inacessíveis.
A palavra “aluno” tem sua origem no latim, que numa tradução e correspondência literal significa ausência de luz, sem conhecimento. Porém, o nosso grande mestre pernambucano Paulo Freire nos mostra que isso pedagogicamente não deve ser mais usado, pois toda criança e toda pessoa traz consigo uma bagagem, um conhecimento acerca das situações vividas.
Segundo Paulo Freire, o aluno não é uma folha em branco na qual o professor irá escrever novos conhecimentos, até porque os conhecimentos são construídos mutuamente e em conjunto e não escrito pelo professor. Essa construção é algo mágico e que deve ser feita através de situações significativas e contextualizadas para que se transforme em mudança de comportamento que se traduz em aprendizagem real e para a vida toda.
Diante do exposto, investir na formação continuada, é valorizar aquilo que trazemos de bagagem de conhecimentos, o que se chama letramento, fazendo com que esses saberes se multipliquem através do diálogo com outros autores, com tutores e com os pares.
A práxis, prática pensada, reflexão acerca do que vale a pena ser mantido e o que precisa ser mudado para sermos cada vez melhores, mais proativos, advém do estudo, da busca por novos conhecimentos, pela leitura e formação constante.
A Educação à Distância (EAD), é hoje, reconhecidamente uma ferramenta de democratização do saber pois pela sua flexibilidade em relação aos tempos e espaços de estudo, traz a possibilidade a um número cada vez maior de pessoas de investirem em sua formação continuada.
Outro fator inconteste é o de que na contemporaneidade a EAD está caminhando para ser em porcentagem mais abrangente do que o ensino presencial, o que sela de uma vez por todas sua importância, baliza e sublinha essa modalidade de estudo como um projeto que já deu certo e como a escola do futuro.
Marcos Alexandre Souza
Diretor Geral e Reitor da Faculdade Souza